Para seguir este Blog, click no botão abaixo.

terça-feira, 1 de março de 2011

ADULTÉRIO

ADULTÉRIO


O QUE JESUS TINHA A DIZER SOBRE O ADULTÉRIO?
lEITURA BíBIICA: Mateus 5:27-32
VRSíCULO CHAVE: Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não comenterás adultério. (Mateus 5:27)
A LUXÚRIA É UMA FORMA DE ADULTÉRIO.
A lei do Velho Testamento dizia que era errado uma pessoa ter relação sexual com uma pessoa que não fosse sua esposa ou seu marido (Êxodo 20:14). Mas Jesus disse que o desejo de ter relação sexual com alguém que não fosse o seu cônjuge era adultério mental e portanto era pecado - se o ato é errado, então a intenção também é. Ser fiel ao seu cônjuge com o seu corpo mas não com a sua mente é quebrar a confiança que é muito vital para um casamento sólido. Jesus não está condenando o interesse natural pelo sexo oposto ou mesmo o desejo sexual saudável, mas sim as fantasias que enchem a cabeça de uma pessoa repetida e deliberadamente que seriam más se fossem realizadas de fato.
REALIZAR DESEJOS PECAMINOSOS LEVAM OUTROS A PECAREM.
Alguns acham que se pensamentos cheios de luxúria são pecados, porque que uma pessoa não deveria realiza-los de uma vez? Realizar desejos pecaminosos é prejudicial de muitas maneiras : (1) faz as pessoas criarem desculpa para o pecado ao invés de eliminá-lo; (2) destrói casamentos; (3) é rebelião deliberada contra a Palavra de Deus; e (4) Sempre machuca outras pessoas além daquelas envolvidas diretamente. O desejo pecaminos não é tão perigoso quanto o ato pecaminoso, e é por isso que não deve ser realizado. No entanto, o desejo pecaminoso é tão prejudicial a justiça quanto o ato. Se não forem controlados, desejos errados resultam em ações erradas e afastam pessoas de Deus.
LEITURA BíBLICA: Lucas 16:16-18
VERSíCULO CHAVE: Qualquer que deixa a sua mulher, e casa com outra, adultera, e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também. (Lucas 16:18)
ATÉ MESMO O ADULTÉRIO LEGAL É PECADO.
A maioria dos líderes religiosos nos dias de Jesus permitiam que um homem se divorciasse de sua esposa por quase qualquer motivo. Os ensinamentos de Jesus sobre o divórcio iam além de Moisés (Deuteronômio 24:1-4).Ele chocou os seus ouvintes por ser mais severo que todas as linhas de pensamento (veja Mateus 19:10) assim como mexe com os leitores de hoje em dia. Jesus diz em termos inconfundíveis que o casamento é um compromisso para a vida inteira. Pode até ser legal deixar o seu cônjuge por outra pessoa, mas é adultério nos olhos de Deus. Quando você pensar em casamento, se lembre que a intenção de Deus é que seja um comprometimento permanente.
O QUE É O ADULTÉRIO ESPIRITUAL?
LEITURA BíBLICA: Isaías 1:1-31
VERSíCULO CHAVE: Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de justiça; a retidão habitava nela, mas agora homicidas. (Isaías 1:21)
DEUS COMPARA O SEU RELACIONAMENTO COM O SEU POVO COM O CASAMENTO.
O povo tinha deixado de adorar aoi verdadeiro Deus para adorar ídolos. Sua fé era defeituosa, impura e diluída. A idolatria, seja ela interna ou externa, é adultério espiritual, quebrando o nosso compromisso com Deus para amar outra coisa. Jesus descreveu as pessoas de sua época como adúlteros, mesmo eles sendo religiosamente severos. A igreja é a "noiva" de Cristo (Apocalipse 19:7), e pela fé podemos ser revestidos de sua justiça. Nós somos a sua noiva impura ou fiel?
LEITURA BíBLICA: Oséias 1:1-11
VERSíCULO CHAVE: O princípio da palavra do Senhor por intermédio de Oséias. Disse o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SenhorÓ (Oséias 1:2)
INFIDELIDADE ESPIRITUAL É UM ADULTÉRIO GRAVE.
Assim como a mulher de Oséias, Gômer, eventualmente foi infiel a ele, assim também a nação de Israel foi infiel a Deus. A idolatria de Israel era como um adultério. Eles fizeram relacionamentos políticos ilícitos com outras nações, e misturaram a adoração a Baal com a adoração a Deus. Assim como Gômer, nós podemos correr atrás de poder, prazer, dinheiro ou reconhecimento. As tentações neste mundo podem ser muito sedutivas. Somos leais a Deus, permanecendo completamente fiel, ou será que outros amantes tomaram o seus lugares?

Um comentário:

  1. Um assunto pouco mencionado nas igrejas, mas absolutamente necessário. Ótimo post, pastor. Que Deus te abençoe cada dia mais!

    ResponderExcluir