Para seguir este Blog, click no botão abaixo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Símbolos Judaicos

TALIT





Tem origem num dos mandamentos bíblicos contidos no livro dos Números, o qual instrui o indivíduo a usar franjas nos quatro cantos da veste exterior. O talit tem como objetivo ser uma especie de "lembrete" visível do dever de observar fielmente todos os 613 mandamentos da Torá. O talit é obrigatório para todos os homens judeus quando na sinagoga ou no lar na hora da enunciação das orções matutinas.

Quando o talit se tornou o xale de orações, a lei rabínica determinou que o seu uso so seria obrigatório para homens casados. No entanto, na época Contemporânea, é costume os rapazes começarem a usá-lo a partir do seu Bar-Mitzvá (13 anos). As congregações reformistas dispensam o uso do talit com exceção do rabino e do chazan.

O talit é em geral feito de linho, lã ou seda, com as franjas do mesmo material. Porém, com o tempo, o talit tradicional sofreu variações introduzidas em certos períodos, em diferentes regiões e ambientes culturais. Hoje em dia, o talit tradicional é usado somente pelos ultra ortodoxos. Os judeus ortodoxos e conservadores, entretanto, adaptando-se aos costumes de nossa era, usam em geral uma forma abreviada: o talit comum parece atualmente mais um xale do que uma capa, e não tem a beleza e a dramaticidade do talit tradicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário