Para seguir este Blog, click no botão abaixo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.


OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.
Objetivo desta palavra: Exortar-nos a permanecer no amor e na vontade de Deus.
Introdução: A santa Escritura é o maior manual de sociologia do mundo. Nela, aprendemos a valorizar, de fato, o ser humano como criatura de Deus. Ao nos portarmos indignamente uns com os outros, somos arguidos. Portanto devemos amar uns aos outros, como Jesus nos amou.
1- TODA VEZ QUE DEUS QUESTIONA ADÃO ELE CULPA EVA: Adão pecou, mas não admitiu de pronto as suas transgressões – Jó 31:33. Ele tentou um escape, uma transferência de culpa para Eva – Gn 3:9-12. Quando culpados, devemos admiti-lo, para sermos perdoados – Pv 28:13. Obs: aumentamos a nossa penalidade toda vez que envolvemos alguém inocente em nossos erros. Isso pode e deve ser evitado aleluia.
2 – TODA VEZ QUE CAIM VE ABEL, ELE SENTE INVEJA,Caim deveria dar graças a Deus por ter um irmão consagrado e fiel, mas ficou despeitado, enciumado. Sentiu-se diminuído – Gn 4:3-6. Ele matou seu irmão e ficou ainda mais culpado – Gn 4:4-12. Devemos nos regozijar com o êxito do próximo – Fp 2:3-4. O progresso e desenvoltura do nosso próximo não nos devem estimular a competição, mas ao desafio de fazermos o melhor para Deus.
3 – TODA VEZ QUE LÓ ACOMPANHA ABRÃO, HÁ PROBLEMAS. Abrão recebeu ordem de Deus para ir, Ló não; Andar por conta própria redunda em prejuízo, constrangimento e frustração – Ez: 13-2. Não há ministério vinculado; cada pessoa responde por sua vocação, ler Genesis 19. Devemos cuidar de nos mesmos, de João, Deus cuida – Jo: 21:20-22. Quem deve seguir com Abrão por onde quer que ele vá, é Sara sua esposa, pois são casados.
4 – TODA VEZ QUE GOLIAS QUER DERROTAR A DAVI, ELE PERDE. Davi era de pequena estatura, mas tinha experiência com Deus. O tamanho do inimigo, ao invés de assustá-lo, o desafiava e encorajava a lutar – Sl:20:7. Davi foi desdenhado e zombado, mas saiu-se vencedor – l Sm 17: Hoje, os Golias: diabo, mundo, pecado e perseguidores afrontam os Davizinhos de Deus , e o resultado será o mesmo- vitória dos justos – l Jo 4:4. Não é nossa estatura quem vence a batalha, mas a espada de Deus que está em nos.
5 – TODA VEZ QUE HAMÃ É EXALTADO, ELE QUER PISAR MARDOQUEU. Que pena! Hamã não soube se portar no pedestal da honra. Quis ser adorado. Levantou uma forca para matar um justo. Vamos ler essa inspiradora historia no livro de Ester. Os capítulos 3-7 narram o terrível desfecho de Hamã com sua prepotência, abuso de autoridade e autossuficiência pessoal. Contraste isso com Isaias 57-15. Só a humildade consegue manter a pessoa nas alturas. Conclusão- É possível viver em paz com Deus em plenitude, com o próximo, relativamente, e com a nossa consciência, dependera da nossa avaliação constante.

Fonte Manacial de Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário