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sábado, 19 de fevereiro de 2011

LIDERANÇA.


                                             LIDERANÇA.
TEXTO: Pv:12:24; A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.
Introdução: Uma vez que muitos dos Provérbios foram formulados escritos pelo rei Salomão, é natural que alguns sejam dirigidos á liderança, a Bíblia nos diz que quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
1 – Qualidades de um bom líder!
Trabalha arduamente, Pv:12:24.
Não penaliza as pessoas pela integridade; Pv:17:26.
Ouve antes de responder; Pv: 18:13.
É aberto a novas idéias; Pv:18:15.
Escuta ambos os lados da história; Pv18:17.
Permanece firme, mesmo sob pressão; Pv:24:10.
Permanece firme, mesmo sob elogios; Pv:27:21.
2 – O que acontece quando não há uma boa liderança?
Os tolos são honrados; Pv:26:8.
Um ímpio domina; Pv:28:15.
As pessoas se desesperam; Pv:29:2.
Um governante ímpio se acerca de conselheiros ímpios; Pv:29:12 .
Conclusão: Os lideres carismáticos criam imitadores, e os ditadores, inimigos há humildade e a responsabilidade são as maiores forças do líder, o líder que tenta agradar a todo mundo terá  que jogar sujo não conseguira. A instituição dirigida pelo líder autêntico, dificilmente ruirá.
Pr Jefferson.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMO SER BEM-SUCEDIDO AOS OLHOS DE DEUS.


                         COMO SER BEM-SUCEDIDO AOS OLHOS DE DEUS.
Texto: Provérbios; 10:7 A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão.
Introdução: Em Provérbios, vemos duas conseqüências de uma vida pautada na sabedoria de Deus; sucesso e boa reputação. Vários versículos assinalam o que causa o fracasso e uma má reputação.
1- Qualidades que promovem o sucesso e boa reputação.
Justiça (retidão)   Pv:10:7; 12:3; 28:12
Odiar o que é falso Pv:13:5
Confiar as nossas obras ao Senhor  Pv:16:3.
Usar as palavras com prudência; ser equilibrado; Pv:17;27,28.
Amar a sabedoria e o entendimento; Pv:19:8.
Humildade e temor ao Senhor; Pv:22:4.
Disposição para confessar e abandonar o pecado; Pv;28:13.
2- Qualidades que impedem o sucesso e causam má reputação.
Maldade, Pv:10:7;  12:3; 28:12.
Buscar a própria honra; Pv:25:27.
Ódio; Pv:26:24-26.
Louvar a si mesmo; Pv:27:2.
Esconder o pecado; Pv:28:13.
CONCLUSÃO: Os mandamentos a que somos exortados a obedecer são aqueles encontrados na Palavra de Deus, como o Decálogo, (Ex:20) e outras leis. Obedecer ao que Deus ensina é preservar a si mesmo. Desobedecer é autodestruir-se.
Fonte Biblia de estudo de Aplicação Pessoal.

Pr Jefferson.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PERDOAR.


PERDOAR!
Provérbios 19:11  A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
Introdução: A matéria do perdão está explanada, vivida e exigida nas paginas das Sagradas Escrituras.
A mágoa, a revolta e desejos de revide são fardos muito pesados para se carregar e armazenar no coração. A  psicologia tem identificado pessoas   desmoronadas em razão de ódio acumulado e rancor cultivado. O perdão alivia a alma do perdoador
1 – PERDOAR ILIMITADAMENTE.
Tantas vezes quanto ocorrerem as ofensas. Mt:18:21-22. Lição deixada   por Cristo para a igreja.
Há pessoas que nos ofendem muitas vezes, mesmo sem ser intencionalmente. Há os que nos magoam com a intenção de nos verem deprimidos, tristes, cabisbaixos, derrotados, mas lembrem-se, Vinganças não produzem amizades verdadeiras.  
2 – PERDOAR ESPONTANEAMENTE.
Sem ser forçado por ninguém. Mc:11:25. Lição ensinada por Jesus, Não podemos  ficar esperando o culpado vir pedir perdão. Perdoar é deixar “passar em branco”; é esquecer. Os que perdoam enquanto oram assemelhan-se  a Cristo Jesus. Aleluia.
3 – PERDOAR IMPARCIALMENTE.
A qualquer erro  e a qualquer pessoa. Mc:11:4, Lição ordenada por Cristo. Perdoar as ofensas de amigos e de inimigos. Seja um gracejo sarcástico, uma agressão verbal e até um tapa. Uma descriminação dói tanto quanto uma bofetada; ainda assim, é preciso perdoar.  Perdoar a todos é entender as limitações próprias.
4 – PERDOAR DE CORAÇÃO.
Assim como Deus nos perdoa. Mt:18:35; Ef:4:32, Lição vivida por Cristo; Não guardar magoas. Raízes de amarguras não devem ser cultivadas em nosso coração, pois produziriam árvores frondosas  de revoltas e agressividades. Hb:12:15. O  Coração não é lugar de guardar coisas azedas,  mas doces.
CONCLUSÃO: Se não conseguirmos perdoar os que nos ofendem, terminaremos por acompanhá-los até ao inferno.  Há uma falsa impressão de que o perdoador é um manipulado, um coitadinho, mas não é este o conceito dado pela Palavra de Deus a quem perdoa. O perdoador revela maturidade, grandeza diante das atitudes mesquinhas dos fracos. Deus nos abençoe sempre Amem.   

Fonte Manacial de Estudos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.


OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.
Objetivo desta palavra: Exortar-nos a permanecer no amor e na vontade de Deus.
Introdução: A santa Escritura é o maior manual de sociologia do mundo. Nela, aprendemos a valorizar, de fato, o ser humano como criatura de Deus. Ao nos portarmos indignamente uns com os outros, somos arguidos. Portanto devemos amar uns aos outros, como Jesus nos amou.
1- TODA VEZ QUE DEUS QUESTIONA ADÃO ELE CULPA EVA: Adão pecou, mas não admitiu de pronto as suas transgressões – Jó 31:33. Ele tentou um escape, uma transferência de culpa para Eva – Gn 3:9-12. Quando culpados, devemos admiti-lo, para sermos perdoados – Pv 28:13. Obs: aumentamos a nossa penalidade toda vez que envolvemos alguém inocente em nossos erros. Isso pode e deve ser evitado aleluia.
2 – TODA VEZ QUE CAIM VE ABEL, ELE SENTE INVEJA,Caim deveria dar graças a Deus por ter um irmão consagrado e fiel, mas ficou despeitado, enciumado. Sentiu-se diminuído – Gn 4:3-6. Ele matou seu irmão e ficou ainda mais culpado – Gn 4:4-12. Devemos nos regozijar com o êxito do próximo – Fp 2:3-4. O progresso e desenvoltura do nosso próximo não nos devem estimular a competição, mas ao desafio de fazermos o melhor para Deus.
3 – TODA VEZ QUE LÓ ACOMPANHA ABRÃO, HÁ PROBLEMAS. Abrão recebeu ordem de Deus para ir, Ló não; Andar por conta própria redunda em prejuízo, constrangimento e frustração – Ez: 13-2. Não há ministério vinculado; cada pessoa responde por sua vocação, ler Genesis 19. Devemos cuidar de nos mesmos, de João, Deus cuida – Jo: 21:20-22. Quem deve seguir com Abrão por onde quer que ele vá, é Sara sua esposa, pois são casados.
4 – TODA VEZ QUE GOLIAS QUER DERROTAR A DAVI, ELE PERDE. Davi era de pequena estatura, mas tinha experiência com Deus. O tamanho do inimigo, ao invés de assustá-lo, o desafiava e encorajava a lutar – Sl:20:7. Davi foi desdenhado e zombado, mas saiu-se vencedor – l Sm 17: Hoje, os Golias: diabo, mundo, pecado e perseguidores afrontam os Davizinhos de Deus , e o resultado será o mesmo- vitória dos justos – l Jo 4:4. Não é nossa estatura quem vence a batalha, mas a espada de Deus que está em nos.
5 – TODA VEZ QUE HAMÃ É EXALTADO, ELE QUER PISAR MARDOQUEU. Que pena! Hamã não soube se portar no pedestal da honra. Quis ser adorado. Levantou uma forca para matar um justo. Vamos ler essa inspiradora historia no livro de Ester. Os capítulos 3-7 narram o terrível desfecho de Hamã com sua prepotência, abuso de autoridade e autossuficiência pessoal. Contraste isso com Isaias 57-15. Só a humildade consegue manter a pessoa nas alturas. Conclusão- É possível viver em paz com Deus em plenitude, com o próximo, relativamente, e com a nossa consciência, dependera da nossa avaliação constante.

Fonte Manacial de Estudos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O AMOR!


O AMOR!                                                                                                                   Texto: (1:Co:1-13). Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 2  Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3  E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.4  O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,5  não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6  não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;7  tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;9  porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.10  Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.12  Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.  
Os dons para o ministério necessitam ser inspirados pela caridade (amor), sobre este capitulo notemos primeiro a preeminência da caridade (amor) (1-3) deve ser soberana: a) no coração (v: 1), porque um êxtase, embora angélico, é inútil sem a caridade: b) Na inteligência (v: 2), pois a sua ausência torna sem valor os dons intelectuais; c) na vontade (v: 3), porque sem a caridade nada vale o sacrifício supremo de dar a vida. Segundo a prerrogativa da caridade. (v: 4-7) Suas virtudes são primeiro resumidos e depois analisados. Dividem-se em virtudes negativas e possivas e virtudes positivas e ativas, sobre o titulo a caridade é sofredora; estão 8 coisas que o amor não é; depois, sob o titulo A caridade é benigna estão 4 coisas que o amor faz; sofre, crê, espera, suporta. Terceiro, a permanência da caridade (v: 8-13) A grande verdade é que a caridade nunca falhe, embora falhe tudo o mais. Todos os dons, sem o amor nada são (1:3), mas a caridade ainda que não haja dons, é tudo (v: 4-7). O parcial é imperfeito não pode ser permanente; assim a permanência da caridade prova a sua perfeição. No sentido espiritual quem ama vive. É um exercício interessante trocar a palavra “caridade” (amor) por “eu”, e ler se (puder-mos) eu sou sofredor, eu sou benigno, ou eu não sou invejoso etc. Podemos também estudar este capitulo da seguinte maneira. A) a caridade é essencial no serviço cristão. (1:3). (b) A caridade tem qualidades distintivas. (4:7); c) a caridade não finda com a vida atual. (8:13).
(1) A caridade é essencial no serviço. Notemos que nestes três versículos (como em Romanos capitulo 7) o apostolo relata a sua própria experiência. Outros pregadores podem confirmá-la por experiências próprias. Vemos que as quatros coisas que Paulo reprova como não tendo nenhum valor sem a caridade (amor), são todas coisas que engrandecem a própria pessoa, alimentando o amor próprio, mas não  podem substituir o amor ao próximo. Todo o capitulo 13 é um parêntese que interpreta o argumento do apostolo sobre línguas, e descreve o “caminho mais excelente” que ele julgava superior aos mais notáveis dons. Seria muito bom se todas as pessoas que ambicionam “fazer figura na igreja” concordassem com o caminho mais excelente.
(2) A caridade tem qualidades distintivas. As positivas longaminidade, benignidade, amor a verdade, tolerância, confiança, esperança, paciência. As negativas não inveja, não é leviano, nem orgulhoso, nem indecente, nem egoísta, nem melindroso, nem desconfiado.  Convém considerar estas qualidades uma por uma, e pensar quais delas estavam reveladas em Cristo durante sua vida terrestre; e se nosso amor a Deus e ao próximo se manifesta por meio delas.
(3) A caridade não acaba. A transformação completa de nossas circunstancias, condições, poderes etc. no porvir acabara com muitas coisas hoje apreciadas e necessárias – profecias, línguas, ciências, etc. até a fé e a esperança acabarão, mas o maior de tudo, a caridade (amor) permanecerá. Vemos manifestações da caridade fraternal na consideração do apostolo para com seus irmãos, evitando até coisas licitas no caso de não edificarem (10:23), seu cuidado em não dar escândalo a ninguém (10:31-32).
                                                                                                                                                                                   Pr: Jefferson

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O BOM SAMARITANO.

 Texto Base: Lucas 10:25-35.

  Evangelho Seg.  Lucas que foi médico escritor e companheiro de missão junto ao apóstolo
  Paulo.
      Parábola Pequena estória que contém ensinamentos grandiosos com profunda filosofia.
      Certo dia, um homem, interprete da lei se levantou com o intuito de por Jesus a prova , disse-lhe: " Mestre, que farei para herdar a vida eterna ?"
      Jesus lhe respondeu com uma pergunta. Que está escrito na lei? Respondeu ele : Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todas as tuas forças e se todo o teu entendimento
      E amarás o teu próximo como. A ti mesmo.
      Disse Jesus: "Respondeste corretamente
Fase isto e viverás"
     "E quem é o meu próximo" - perguntou o fariseu
      Jesus então contou-lhe a seguinte estória.

      Certo homem descia de Jerusalém para Jerico, e veio a cair nas mãos de salteadores.

      Estes, depois de tudo lhe roubarem e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semi morto.

      Descia por ali um Sacerdote que vendo o homem ferido e caído ao chão, passou ao largo.

      Semelhante ao Sacerdote, passou um Levita, que descia por aquele lugar e vendo-o, também passou ao largo
      Certo Samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto e vendo-o compadeceu-se dele.
     
      Chegando-se tratou-lhe as feridas, colocou-o sobre o seu próprio animal , levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

      No dia seguinte, tirou de sua bolsa, dois denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida bem deste homem e, se alguma coisa a mais, eu te indenizarei quando voltar.

      Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
      Respondeu-lhe o interprete da Lei. O que usou de misericórdia para com o pobre homem.
      Disse Jesus: "Muito bem, então vai e procede tu, de igual maneira."
      Vemos nesta passagem, Jesus falar de diversas personalidades da época.
Fariseus (do hebreu, Pha rash , quer dizer divisão separação )
       Parte da teologia judaica, era formada pela tradição.
      
Entre os doutores, assunto era objeto de intermináveis discussões. Na maioria dos casos, sobre simples questões de palavras ou de forma. A seita dos fariseus teve como chefe Hilel, doutor judeu, nascido na Babilonia, fundador de uma escola célebre, onde se ensinava que a fé só se devia as Escrituras.
      
Tomavam parte nas controvérsias públicas e religiosas. Observadores sérios das praticas exteriores do culto e das cerimonias, chios de zelo ardente pelo proselitismo, inimigos dos inovadores, afetavam grande severidade de princípios mas sob a aparência de meticulosa devoção ocultavam costumes dissolutos. Mito orgulho e sobre tudo excessivo afã de dominação. Para eles a religião era antes um meio de prosperar do que objetivo de fé sincera.
      
Tinham apenas no exterior a ostentação da virtude . Mesmo assim exerciam grande influência sobre o povoa cujos olhos passavam por santos, rasam porque eram poderosos em Jerusalém.
      
Criam na imortalidade da alma, na ressurreição dos mortos, mas apegavam-se a letra dos ensinos e Jesus que acima de tudo apreciava a simplicidade e as qualidades do coração, que preferia na Lei o espírito que vivifica à letra que mata ,dedicou-se durante a sua missão a desmascarar a hipocrisia daqueles e em conseqüência , neles teve os mais encarniçados inimigos, por isso uniram-se aos príncipes dos sacerdotes para contra ele amotinar o povo e faze-lo matar.
Sacerdote
       Ministro da Bíblia, investido de autoridade. A função essencial de seu cargo era a de mediador entre Deus e os homens. As obrigações em geral eram ministrar no santuário, diante do Senhor ,ensinar o povo a guardar a Lei de Deus e tomar conhecimento da Lei Divina consultando o Urim e o Thummim
Urim e Thummim.
       Nome de um ou mais objetos pertencentes ao Santuário que o sacerdote traz no peito quando se apresentava diante do Senhor. Por meio desses objetos o sacerdote consulta a vontade de Deus em coisas difíceis. A resposta consistia em uma iluminação interna (intuição).
      
Tinham eles maneiras especiais de se vestirem-se pentearem-se e viver.
Levita
       São os descendentes de Levi, filho de Jacó
      
Tomavam conta do santuário . O zelo, o transporte do rico Santuário. O preparo dos materiais necessários ao culto, reclamavam serviços que excediam as forças de um homem ou de uma família
      
O cuidado do Tabernáculo erra um cargo muito honroso
      
Foram escolhidos os levitas para o serviço que se relacionava com o Tabernáculo pelo motivo de que quando o povo quebrou o pacto com Deus e fabricou o bezerro de ouro, somente os levitas permaneceram fieis a sua aliança com Deus. Os levitas, distinguiam-se nas grandes solenidade vestindo-se com túnicas de linho.
      
Eram portanto pessoas especiais e com cargos também especiais.
Samaritanos
       Vem da Samaria que chamava-se a principio Shamron que quer dizer lugar de vigília, guardiã, sentinela,
      
E parecia muito apropriada a uma cidade situada no alto de um monte. Possuía um vale muito fértil com bosques e terras boas para o plantio.
      
Eram desprezados pelos Judeus pelo fato de ser uma raça misturada com Babilônicos. E árabes. Estes elementos estrangeiros, levaram consigo a sua idolatria. Levantavam imagens de seus deuses nos lugares altos de Israel combinando a idolatria com o culto de Jehovah (Deus ).
      
Oculto pagão crescia e os judeus sentiam repugnância em manter relações sociais e religiosas com os samaritanos. E não permitiam a adoração deles no Templo de Jerusalém.
      
Eles então se insularam na Samaria e fundaram o seu próprio templo, sobre o monte Garizim e declaravam não pertencer a mesma raça. E agradavam aos estrangeiros mostrando desejo de que seu templo fosse dedicado a Júpiter. Defensor dos estrangeiros.
      
Mais tarde o motivo que levou os Samaritanos a receberem o Evangelho foi a pregação
      
De Felipe através dos milagres operados por ele. Outro motivo , foi Jesus admitir –lhes os mesmos privilégios de que gozavam os Judeus convertidos ao Evangelho.
 Lucas o Evangelista.
       Próximo é toda pessoa, necessitada que se apresente. O próximo do Samaritano foi o doente do caminho.
      
Certa vez Jesus disse: Graças te dou oh! Pai, porque os teus ensinos tu o revelastes aos pequeninos e humildes. E os escondestes aos sábios e orgulhosos.
Pergunta O que queria dizer Jesus com isso.
Resposta Que muitos como o Fariseu , o Sacerdote e o Levita que eram os intelectuais da época ficariam sem entender a profundidade da filosofia Cristã ao passo que homens simples como o Samaritano que não tinha cultura , mas possuía um bem inestimável que era o coração bem formado para o amor ao semelhante.
        O Samaritano não perguntou, não investigou, não suspeitou, apenas ajudou. Não lhe interessou saber se o pobre irmão possuía esta ou aquela posição social esta ou aquela religião se era rico ou pobre. Somente viu nele um irmão necessitado de auxilio e mediato.
       
Então o Samaritano foi misericordioso . Não julgou mal Foi paciente, foi benigno .Não se conduziu inconvenientemente, não procurou interesses pessoais, não se exasperou, não se sentiu superior, entristeceu-se com a injustiça .Como diz o Apóstolo  Paulo: O AMOR È O DOM SUPREMO.
       
O Samaritano não falava a língua dos anjos, não profetizou, não demostrou conhecer ciências e filosofias, e entretanto foi realmente o anjo do Próximo, como disse Jesus.
      
O maior, Dom é o amor.
      
O Samaritano possuía esse Dom.
      
Façamos nós o mesmo; Que Deus nos abençoe e nos ajude!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CONFISSÃO E PERDÃO!

Texto: Salmo 51:1-19.

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
16 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
18 Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19 Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.

1) INTRODUÇÃO:
Depois de uma queda moral e espiritual mui desastrosa, o rei Davi foi repreendido pelo profeta Natã. Davi reconheceu o seu pecado, confessou-se a Deus e lhe pediu misericórdia e perdão.

2) Davi pede misericórdia a Deus (v:1)

3) Davi confessa seus pecados a Deus e lhe pede perdão. (vs:2-9).

4) Davi pede a Deus que lhe transforme em um novo homem, dando-lhe um novo coração. (V:10).

5) Davi pede a Deus que lhe conceda novamente a alegria da salvação. (v:12).

6) Davi reconhece que o homem tem que aproximar-se de Deus com humildade, para ser aceito por Ele. (v:17).

7) Davi suplica a Deus a favor do trono do reino e de Jerusalém. (v:18).

8) Conclusão:
Quando o homem busca a Deus com sinceridade , ele é aceito e restaurado espiritualmente por Deus.
 

Pr Jefferson.