Para seguir este Blog, click no botão abaixo.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Evangelismo: Abrace está Idéia.

 Evangelismo Abrace está Idéia.
Texto:Rm:1:16; "Porque não me  envergonho do Evangélho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê".
INTRODUÇÃO: Só Jesus Cristo pode resolver o problema do mundo, quando Jesus entrou na sinagoga de Nazare e lhe foi dado o livro para que lesse, Ele escolheu a profecia de Isaias justamente no lugar  em que o profeta esboça o programa da obra missionaria. O que diz a profecia de Isaias? Vejamos:
1 - "O Espirito do Senhor está  sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar as  boas novas aos mansos, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a por  em liberdade os algemados".
2 - "A pregoar o ano aceitavel do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram" Is:61:1-2.
Lucas relata no cap: 4:20, que Jesus, após ter lido, entregou o livro, e acrescentou: "e todos  na sinagoga tinham os olhos fitos nEle". É com está motivação que Jesus declara o seguinte: vs:21. "Então passou Jesus a dizer-lhe: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir", Deste modo Jesus esclareceu sua intenção missionaria.
TOPICO 1: Jesus, o enviado do Pai.
Ao nascer, Jesus Cristo submeteu-se as condições da vida humana e a do corpo humano. Em sua  forma humana tinha limitações como fadiga, sono, fome, sede, sofrimento, dor e podia morrer. Jesus deu importancia a obediencia ao Pai. Demonstrada em sua obediencia perfeita, Jesus citou a obediencia como prova do amorde seua discipulos dizendo: "Aquele que tem meus  mandamentos e os guarda, esse é que me ama" Portanto, aquilo que serve de prova ao amor deles, certamente ésuficiente para provar o seu próprio amor pelo Pai. Ele faziao que agradava ao Pai e procurava a Glória dEle. Jesus dedicou-se inteiramente a buscar a Glória de seu Pai. Ele sacrificou todas as coisas para alcançar este grande objetivo. A paixão suprema de seu ser erá glorificar ao Pai e não havia lugar disponivel para qualquer disposição de honra ou exaltação de si mesmo. Um dos maiores atributos de Jesus Cristo era sua simplicidade.
TOPICO 2: Sua motivação missionária.
Jesus, pelo nascimento, já possuia a motivação necessaria para cumprir sua missãoque era fazer a vontade de seu Pai. Mas, algo o impulsionava e determinava-lhe cada passo, erá o amor, amor pelas almas. Ele demonstra isso por te-los vindo buscar e salvar, Lc:19:10. Seu propósito foi dado a conhecer a todos  "buscar e salvar o perdido". e por isso, estava sempre cuidando deles, João:9:35; 4:3-10. E ir apos eles, Lc:10:4. O interece  pelos perdidos não era passivo, e, sim ativo, como tem sido o teu interece pelo pecador, passivo ou ativio, voce somente fala de evangelismo ou faz evangelismo? Ele fazia longas viagens para encontar os objetivos de sua paixão redentora. Ele tinha sua principal satisfação  em ganha-los, João:4:32-34. Aqueles que se recusavam a aceitar sua salvação, o intristecia profundamente. O que fez alguns homens recusarem a chegar-se a Ele para que pudessem ter vida? A posição social, as riquezas, a incredulidade. Mas nada importava, Cristo estava pronto para dar a sua vida a fim de salva-los. A expressão suprema do amor, sua principal motivação, não está  nos presentes dados ou nos serviços prestados, mas no sacrificio e, especialmente no sacrificio da sua propria vida.
TOPICO 3: SUA MISSÃO.
Ele veio para fazer a vontade do Pai.
A obediencia de Jesus o conduzia a fazer a vontade do Pai, mesmo que isso o levasse a morte e morte de cruz! Outro fato que marca sua submissão ao Pai era de não buscar honras e exaltação para si  mesmo, João 8:50, Evitava ao maximo a notoriedade e o lovor, Is:42:2, O que voce tem feito, buscado a glorificação do Pai, ou a sua própria exaltação?

Ele veio para servir, e dar sua vida em resgate de muitos.
Cristo demonstra-nos através de seu exemplo o caminho unico para a autentica grandeza: "...o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir..." Mt:20:28. Ele se associava aos desprezados e rejeitados. Ninguem estava longe o bastante para que o seu evangélho os alcançasse e os salvasse. Ninguem estava profundamente atolado no lamaçal do pecado que n ão pudesse ser erguido daquele abismo até a gloria. Ele é o unico nome exaltado acima de todos para que possamos ser salvos.

Ele veio para fundar e edificar sua igreja.
Ele deu a igreja a missão de evangelizar o mundo, Mc:16:15, Cristo foi o   fundador da igreja no sentido de ser o seu Mestre, Construtor e Enviador do Espitiro Santo, que deu forma real ao Corpo de Cristo. O Pentecostes foi o seu começo, e prossegue até os nossos dias. E esse Corpo somos nós, a sua igreja. Quem tem a grande missão de ser reflexo de Jesus na terra.
 
CONCLUSÃO.
Jesus é o referencial de todo  missionario. Foi incansavel ao ganhar almas, amou incondicionalmente cada pessoa, sua Palavra era irrecusavel, a paciência ilimitada, obediencia exemplar, sempre humilde. Ele entregou sua própria vida em resgate dos perdidos. O amor em abundancia que o Senhor tem pelo pecador perdido é imensuravel e deve ser reproduzido por nos Amem.

DEFINIÇÃO DE PECADO!

PECADO

DEFINIÇÃO DE PECADO


O QUE ê O PECADO?
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 3:14-19
VERSÍCULO CHAVE: E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:17)


PECADO É A DESOBEDIÊNCIA A DEUS
Adão e Eva aprenderam pela dor que porque Deus é santo e odeia o pecado ele tem que castigar os pecadores. O resto do livro de Gênesis conta histórias dolorosas de vidas destruídas por causa da queda. A desobediência é pecado e quebra a nossa comunhão com Deus. Mas felizmente, Deus está disposto a nos perdoar e restaurar o nosso relacionamento com ele quando desobedecemos.
LEITURA BÍBLICA: Levíticos 4:1-12
VERSÍCULO CHAVE: Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas;

O PECADO INCLUI ERROS NÃO INTENCIONAIS.
Você já fez alguma coisa errada sem nem perceber, e só se deu conta um tempo depois? Apesar de seu pecado não ter sido intencional, ainda foi um pecado. Ao ler mais das leis de Deus, tenha em mente que a intenção de Deus era que elas ensinassem e guiassem o seu povo. Deixe que elas te ajudem a enxergar os pecados na sua vida.
LEITURA BÍBLICA: Mateus 8:1-4
VERSICULO CHAVE: Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. (Mateus 8:3)

O PECADO É UMA DOENÇA SEM CURA.
O pecado é uma doença sem cura e todos nós temos. Só o toque de Cristo pode tirar nossos pecados milagrosamente e pode nos restaurar para uma vida real. Mas primeiro, assim como o leproso, temos que perceber que não somos capazes de nos curar e pedir a ajuda salvadora de Cristo.
LEITURA BÍBLICA: Marcos 7:1-23
VERSÍCULO CHAVE: E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:20-23)

O PECADO TEM UM ASPECTO TANTO INTERIOR COMO EXTERIOR.
Nós nos preocupamos mais com o que esta na nossa dieta do que com o que esta nos nossos corações e nas nossas mentes? Os judeus acreditavam que eles podiam estar limpos diante de Deus pelo que eles deixavam de comer. No entanto, Jesus disse que o pecado de fato começa nas atitudes e intenções das pessoas. Nós não nos tornamos puros por causa de nossos atos exteriores, mas sim quando Cristo renova nossas mentes e nos transforma na sua imagem.
LEITURA BÍBLICA: Romanos 3:9-20
VERSÍCULO BÍBLICO: Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um. (Romanos 3:9-10)

O RESULTADOS DO PECADO
SEM CRISTO O RESULTADO DO PEACDO É A MORTE.
Você é livre para escolher entre dois senhores, mas não é livre para manipular as conseqüências de sua escolha. Cada senhor paga com o seu tipo de moeda. A moeda do pecado é a morte. Isso é tudo que você pode esperar e querer na vida sem Deus. A moeda de Cristo é a vida eterna – uma nova vida com Deus que começa na terra e continua pra sempre com Deus. Qual foi a sua escolha?

NEUTRALIZANDO O PECADO
O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO PERCEBEMOS QUE SOMOS PECADORES?
LEITURA BÍBLICA: Salmos 139:1-24
VERSÍCULO CHAVE: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24)

SEJA SINCERO COM DEUS EM RELAÇÃO AOS SEUS PECADOS
Como enxergar nossos pecados se Deus não nos mostrar? Quando Deus nos mostra os nossos pecados, podemos nos arrepender e ser perdoados. Faça deste verso a sua oração. Se você pedir ao Senhor que procure no seu coração e nos seus pensamentos e revele se existe pecado ali, você estará no caminho de Deus para a vida eterna.
LEITURA BÍBLICA; Mateus 5:43-48
VERSÍCULO BÍBLICO: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mateus 5:48)

SE ARREPENDA PARA QUE O PECADO SEJA NEUTRALIZADO.
O arrependimento tem dois lados – virando as costas para o pecado e se virando em direção a Deus. Para estar realmente arrependido temos que fazer ambas as coisas. Não podemos falar que acreditamos e viver da maneira que quisermos (veja Mateus 3:7-8); por outro lado, também não podemos simplesmente viver uma vida moralmente correta sem ter uma relação pessoal com Deus, pois isso não trás o perdão dos pecados. Resolva se livrar de qualquer pecado que Deus apontar e ponha a sua confiança só nele para te guiar.
LEITURA BÍBLICA: João 1:29-34
VERSÍCULO CHAVE: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)

PERCEBA QUE A MORTE E A RESURREIÇÃO DE JESUS FORAM O REMÉDIO FINAL DE DEUS PARA O PECADO.
O pecado separa as pessoas de Deus. Antigamente somente através de um sacrifício de um animal, uma pessoa poderia ficar limpa diante de Deus. Porém, as pessoas pecavam constantemente e então sacrifícios animais eram freqüentes. Jesus, no entanto, se tornou o último sacrifício pelo pecado. Jesus veio para terminar o trabalho de salvação de Deus (João 4:34; 17:4), veio para pagar a penalidade por nossos pecados. Com sua morte, o sistema complexo de sacrifício terminou, pois ele tomou todos os nossos pecados para si. Agora temos a liberdade de nos achegar a Deus por causa do que Jesus fez por nós. Aqueles que acreditam na morte e ressurreição de Jesus podem viver eternamente com Deus e escapar da penalidade que vem do pecado.
LEITURA BÍBLICA: 1 João 1:5-10
VERSÍCULO BÍBLICO: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

CONFESSAR NOSSOS PECADOS A DEUS.
A confissão serve para nos deixar livres para aproveitar a comunhão com Cristo. Isso deve aliviar a nossa consciência. Porém alguns cristãos não entendem como isso funciona. Eles se sentem tão culpados que eles confessam os mesmos pecados muitas e muitas vezes. Outros cristãos acreditam que Deus os perdoa quando eles confessam, mas se eles morrerem com pecados não confessados eles não seriam salvos. Esses cristãos não entendam que Deus quer nos perdoar. Ele permitiu que seu filho morresse só para que ele pudesse nos oferecer perdão. Quando nós aceitamos a Cristo, ele perdoa todos os nossos pecados que já cometemos ou que vamos cometer no futuro. Claro que devemos continuar confessando nossos pecados, mas não porque se não fizermos nós perderemos a salvação. Ao invés disso, devemos confessar para que nós possamos aproveitar o máximo de comunhão com ele.

ESTEJA CERTO DE QUE O PERDÃO DE DEUS ESTÁ GARANTIDO PELA MORTE DE JESUS.
Se Deus já nos perdoou dos nossos pecados por causa da morte de Cristo, porque devemos confessar os nossos pecados? Quando admitimos nossos pecados e aceitamos que Cristo nos purifique nós estamos: (1) concordando com Deus que nosso pecado realmente era um pecado e que estamos dispostos a não repetir mais aquilo; (2) assegurando que não ocultamos os nossos pecados dele e conseqüentemente de nós mesmos; (3) reconhecendo a nossa tendência para pecar e dependendo de seu poder para dominar o nosso pecado.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MISSÕES FAÇA!

    PACTO DE LAUSSANE.
O conselho mundial de igrejas (CMI) organizadas em 1948 reuniu 271 denominações em 90 paises, em 1974 sob a liderança do pastor Billy Graham. Evangélicos de diversos paises se reuniram em Laussane Suiça de 16 a 25 de julho, foi um congresso internacional de evangelização mundial Billy Graham pregou na abertura do congresso foram discutidos muitos assuntos mas o tema principal foi a evangeliza ção, estatisticas do mundo de hoje, 252 n ações politicas, 7 bilhões de individuos, 7148 linguas no mundo, 6000 mil povos não alcançados, 2,3 bilhões ainda não ouviram a mensagem de Evangélho, 66% não possuem a Biblia traduzida, 85.000 milhões  morrem a cada dia sem nunca terem ouvido nada de Cristo.
      MISSIOLOGIA

 Brasil 257 tribos indigenas  falando 180 linguas diferentes, apenas 5 tribos indigenas tem a Biblia completa, 103 tribos indigenas não tem um missionario. Rm:1:19: todos serão indesculpaveis.

        JANELA 10/40
Região que vai 10º a 40º graus acima da linha do Equador e se estende ao Norte da Africa ao Leste da Asia, é a região entre o Atlantico e o Pacifico, e entre os paralelos, 10 e 40 de latitude Norte do Equador.


     ESTATISTICAS JANELA 10/40
97% das pessoas menos alcançadas pelo Evangélho estão aqui.                                                                 99% dos pobres menos evangelizados moram aqui.                                                                                  82% da população mais pobre do mundo moram aqui. 75% mulheres.
1/3 da area total da terra.
2,3 bilhões de pessoas sem acesso ao Evangélho, estão aqui.
As trez (3) maiores religiões do mundo estão aqui, mais de 2 milhões de mulheres são submetidas a mutilações genital a cada ano; Há uma atuação maior dos demonios.
6000 seitas estão aqui, a 10.000 no mundo, 1200 nos Estados Unidos, 2800 nos outros paises.

     CINTURÃO DA RESISTENCIA.

1,2% dos recursos investidos em missões, são investidos aqui. 1% da literatura é distribuida aqui, 3% dos recursos para a tradução de Biblias são investidas aqui, 8% dos missionarios estão aqui.
Islamismo, Hinduismo, Budista as trez maiores religiões.

    OBRIGAÇÃO DA IGREJA ANTES DE ENVIAR.

1º - Preparar (Lc:8;13 Jesus) (1º  Co:9:19 Paulo).
2º - Fazer dicipulos (At:11:26)
3º - Identificar os dons (At:13:12)
4º - Treinar e testar (At:15:32).
5º - Discernir o chamado. (At: 18:24-28).
6º - Comissionar para o serviço. (At: 13:3).
7º - Depois enviar.
8º - Manter relações, orar (At:13:3).
9º - Sustentar. (At: 11:26-30).
10º - Manter prestações de contas. (At: 14:26-28).

Ore, faça missão, ajude, oferte  faça algo para que o mundo possa ouvir  falar de Jesus Cristo e ser salvo como nos fomos, nos somos os Atalaias constituidos por Jesus e se não fizer-mos a nossa parte (obrigação) o sangue destes serão cobrados de nos, que Deus nos ajude a sair-mos do comodismo , do conforto das nossas igrejas e falar-mos ao mudo que Jesus é o caminho a verdade e a vida. Amem.


                                                                                                                    Pr: Jefferson.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

QUAIS DEVEM SER AS QUALIDADES DO OBREIRO DO SENHOR?

1 - Fiél no pouco - Mt:25:14-29.
2 - Pronto para servir - Mt:20:26-28; lPd:5:2-4.
3 - Ser paciente - l Tes:5:14; Tg:5:7-8.
4 - Um ganhador de almas - Mc:16:15; jo:15:14; Sl:126:5-6.
5 - Realizador da triplice tarefa da Igreja aqui na terra - Mt:9:35.
6 - Obediente a chamada de Deus - Hb:11:8.
7 - Um servo - Rm:1:1.

7-1 - Servo do Senhor.
7-2 - Servo da Igreja, a Igreja nasceu primeiro que o servo.
7-3 - Servo dos outros, seja o bom Samaritano, alguem sempre precisa de ajuda.
7-4 - O servo recebera premios  Eterno: o Céu, a Coroa, O Galardão. l Pd:5:4; Ap:22:12.

11 - Titulos que a Biblia da ao obreiro.
Embaixador: 2Co:5:20  Lavrador: 2 Tm:2:6  Soldado: Fl:2:25  Administrador: Tt:1:7.
Pescador: Mt:4:19  Testemunha: At:1:8  Pastor: Jr:3:15  Pregador: Rm: 10:14.
Ministro: Cl:1:25  Companheiro: 2 Co:8:23  Servo: 2:Tm:2:24.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

LIDERANÇA.


                                             LIDERANÇA.
TEXTO: Pv:12:24; A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.
Introdução: Uma vez que muitos dos Provérbios foram formulados escritos pelo rei Salomão, é natural que alguns sejam dirigidos á liderança, a Bíblia nos diz que quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
1 – Qualidades de um bom líder!
Trabalha arduamente, Pv:12:24.
Não penaliza as pessoas pela integridade; Pv:17:26.
Ouve antes de responder; Pv: 18:13.
É aberto a novas idéias; Pv:18:15.
Escuta ambos os lados da história; Pv18:17.
Permanece firme, mesmo sob pressão; Pv:24:10.
Permanece firme, mesmo sob elogios; Pv:27:21.
2 – O que acontece quando não há uma boa liderança?
Os tolos são honrados; Pv:26:8.
Um ímpio domina; Pv:28:15.
As pessoas se desesperam; Pv:29:2.
Um governante ímpio se acerca de conselheiros ímpios; Pv:29:12 .
Conclusão: Os lideres carismáticos criam imitadores, e os ditadores, inimigos há humildade e a responsabilidade são as maiores forças do líder, o líder que tenta agradar a todo mundo terá  que jogar sujo não conseguira. A instituição dirigida pelo líder autêntico, dificilmente ruirá.
Pr Jefferson.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMO SER BEM-SUCEDIDO AOS OLHOS DE DEUS.


                         COMO SER BEM-SUCEDIDO AOS OLHOS DE DEUS.
Texto: Provérbios; 10:7 A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão.
Introdução: Em Provérbios, vemos duas conseqüências de uma vida pautada na sabedoria de Deus; sucesso e boa reputação. Vários versículos assinalam o que causa o fracasso e uma má reputação.
1- Qualidades que promovem o sucesso e boa reputação.
Justiça (retidão)   Pv:10:7; 12:3; 28:12
Odiar o que é falso Pv:13:5
Confiar as nossas obras ao Senhor  Pv:16:3.
Usar as palavras com prudência; ser equilibrado; Pv:17;27,28.
Amar a sabedoria e o entendimento; Pv:19:8.
Humildade e temor ao Senhor; Pv:22:4.
Disposição para confessar e abandonar o pecado; Pv;28:13.
2- Qualidades que impedem o sucesso e causam má reputação.
Maldade, Pv:10:7;  12:3; 28:12.
Buscar a própria honra; Pv:25:27.
Ódio; Pv:26:24-26.
Louvar a si mesmo; Pv:27:2.
Esconder o pecado; Pv:28:13.
CONCLUSÃO: Os mandamentos a que somos exortados a obedecer são aqueles encontrados na Palavra de Deus, como o Decálogo, (Ex:20) e outras leis. Obedecer ao que Deus ensina é preservar a si mesmo. Desobedecer é autodestruir-se.
Fonte Biblia de estudo de Aplicação Pessoal.

Pr Jefferson.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PERDOAR.


PERDOAR!
Provérbios 19:11  A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
Introdução: A matéria do perdão está explanada, vivida e exigida nas paginas das Sagradas Escrituras.
A mágoa, a revolta e desejos de revide são fardos muito pesados para se carregar e armazenar no coração. A  psicologia tem identificado pessoas   desmoronadas em razão de ódio acumulado e rancor cultivado. O perdão alivia a alma do perdoador
1 – PERDOAR ILIMITADAMENTE.
Tantas vezes quanto ocorrerem as ofensas. Mt:18:21-22. Lição deixada   por Cristo para a igreja.
Há pessoas que nos ofendem muitas vezes, mesmo sem ser intencionalmente. Há os que nos magoam com a intenção de nos verem deprimidos, tristes, cabisbaixos, derrotados, mas lembrem-se, Vinganças não produzem amizades verdadeiras.  
2 – PERDOAR ESPONTANEAMENTE.
Sem ser forçado por ninguém. Mc:11:25. Lição ensinada por Jesus, Não podemos  ficar esperando o culpado vir pedir perdão. Perdoar é deixar “passar em branco”; é esquecer. Os que perdoam enquanto oram assemelhan-se  a Cristo Jesus. Aleluia.
3 – PERDOAR IMPARCIALMENTE.
A qualquer erro  e a qualquer pessoa. Mc:11:4, Lição ordenada por Cristo. Perdoar as ofensas de amigos e de inimigos. Seja um gracejo sarcástico, uma agressão verbal e até um tapa. Uma descriminação dói tanto quanto uma bofetada; ainda assim, é preciso perdoar.  Perdoar a todos é entender as limitações próprias.
4 – PERDOAR DE CORAÇÃO.
Assim como Deus nos perdoa. Mt:18:35; Ef:4:32, Lição vivida por Cristo; Não guardar magoas. Raízes de amarguras não devem ser cultivadas em nosso coração, pois produziriam árvores frondosas  de revoltas e agressividades. Hb:12:15. O  Coração não é lugar de guardar coisas azedas,  mas doces.
CONCLUSÃO: Se não conseguirmos perdoar os que nos ofendem, terminaremos por acompanhá-los até ao inferno.  Há uma falsa impressão de que o perdoador é um manipulado, um coitadinho, mas não é este o conceito dado pela Palavra de Deus a quem perdoa. O perdoador revela maturidade, grandeza diante das atitudes mesquinhas dos fracos. Deus nos abençoe sempre Amem.   

Fonte Manacial de Estudos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.


OS CINCO ERROS MAIS FREQUENTES DO SER HUMANO.
Objetivo desta palavra: Exortar-nos a permanecer no amor e na vontade de Deus.
Introdução: A santa Escritura é o maior manual de sociologia do mundo. Nela, aprendemos a valorizar, de fato, o ser humano como criatura de Deus. Ao nos portarmos indignamente uns com os outros, somos arguidos. Portanto devemos amar uns aos outros, como Jesus nos amou.
1- TODA VEZ QUE DEUS QUESTIONA ADÃO ELE CULPA EVA: Adão pecou, mas não admitiu de pronto as suas transgressões – Jó 31:33. Ele tentou um escape, uma transferência de culpa para Eva – Gn 3:9-12. Quando culpados, devemos admiti-lo, para sermos perdoados – Pv 28:13. Obs: aumentamos a nossa penalidade toda vez que envolvemos alguém inocente em nossos erros. Isso pode e deve ser evitado aleluia.
2 – TODA VEZ QUE CAIM VE ABEL, ELE SENTE INVEJA,Caim deveria dar graças a Deus por ter um irmão consagrado e fiel, mas ficou despeitado, enciumado. Sentiu-se diminuído – Gn 4:3-6. Ele matou seu irmão e ficou ainda mais culpado – Gn 4:4-12. Devemos nos regozijar com o êxito do próximo – Fp 2:3-4. O progresso e desenvoltura do nosso próximo não nos devem estimular a competição, mas ao desafio de fazermos o melhor para Deus.
3 – TODA VEZ QUE LÓ ACOMPANHA ABRÃO, HÁ PROBLEMAS. Abrão recebeu ordem de Deus para ir, Ló não; Andar por conta própria redunda em prejuízo, constrangimento e frustração – Ez: 13-2. Não há ministério vinculado; cada pessoa responde por sua vocação, ler Genesis 19. Devemos cuidar de nos mesmos, de João, Deus cuida – Jo: 21:20-22. Quem deve seguir com Abrão por onde quer que ele vá, é Sara sua esposa, pois são casados.
4 – TODA VEZ QUE GOLIAS QUER DERROTAR A DAVI, ELE PERDE. Davi era de pequena estatura, mas tinha experiência com Deus. O tamanho do inimigo, ao invés de assustá-lo, o desafiava e encorajava a lutar – Sl:20:7. Davi foi desdenhado e zombado, mas saiu-se vencedor – l Sm 17: Hoje, os Golias: diabo, mundo, pecado e perseguidores afrontam os Davizinhos de Deus , e o resultado será o mesmo- vitória dos justos – l Jo 4:4. Não é nossa estatura quem vence a batalha, mas a espada de Deus que está em nos.
5 – TODA VEZ QUE HAMÃ É EXALTADO, ELE QUER PISAR MARDOQUEU. Que pena! Hamã não soube se portar no pedestal da honra. Quis ser adorado. Levantou uma forca para matar um justo. Vamos ler essa inspiradora historia no livro de Ester. Os capítulos 3-7 narram o terrível desfecho de Hamã com sua prepotência, abuso de autoridade e autossuficiência pessoal. Contraste isso com Isaias 57-15. Só a humildade consegue manter a pessoa nas alturas. Conclusão- É possível viver em paz com Deus em plenitude, com o próximo, relativamente, e com a nossa consciência, dependera da nossa avaliação constante.

Fonte Manacial de Estudos.